terça-feira, 4 de janeiro de 2005

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 13/12/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Quanta alegria em dar a mensagem.
Mais um ano se acaba, mais uma etapa vai sendo cumprida. O tempo calculado pode ter outro valor se contado de outra maneira. Contado pelos atos que realizamos, pelas experiências que ganhamos, pelos obstáculos que passamos. O tempo se esvai no universo pois é uma medida que perde o valor ante a infinidade da vida. O momento calculado pode demorar mais para alguns e passar rápido demais para outros. É o que chamam de tempo psicológico.
No universo espiritual, não há contagem de tempo e sim de evolução. Um ser talvez fique muito tempo sem aprender sobre a vida, sem compreendê-la, sem enxergar o amor presente nela. Esse tempo pode ser grande, mas enquanto esse ser não enxergar o caminho certo, ele não sobe degraus na escada da evolução.
Então, quando fizeram uma retrospectiva sobre sua vida nesse período de tempo que passou, analise não se as coisas aconteceram muito rápido, e se lamentando que o ano passou rápido demais mais uma vez. Pensem, reflitam e filosofem em cima de seus objetivos, as suas experiências, os obstáculos que conseguiu superar, as pessoas que perdoou ou aquelas que deixou de amar. Pensem no abraço que queria dar em alguém e por algum motivo não conseguiu. Analisem se está certo suas atitudes, de não ter perdoado alguém ou de ter achado alguém chato. Será que estava certo ?
Não sejam egoístas, tentem ao menos não ser. Não guardem rancor ou desejo de vingança por alguém. Se o mal for alimentado, ele sempre crescerá.
Pense em tudo que faça nessa vida. O que realmente vale a pena ? Será que é ter uma vida mansa, ostentando muita riqueza e poder ? Ou de nascer pobre e passar por dificuldades durante toda a vida encarnada ?
Em qual dessas situações estaríamos subindo a escada da evolução ? A resposta está em você pois a vida que temos somos nós que escolhemos. Viemos para o mundo para um objetivo, para cumprir uma missão. Essa missão tem sentido quando é cumprida e com isso evoluímos cada vez mais. Feridas devem ser cicatrizadas. Não adianta lamentar-se pelo que passou ou tentar adivinhar o que seria se algo fosse diferente.
Pense sempre pra frente. Se cair uma vez, levante, se tropeçar de novo, persista. Não é vergonha alguma pois aí está o sentido da vida, pois só com os erros é que aprendemos e assim conseguimos evoluir.
Haverá muita paz, muita luz e esperança no momento em que todos se voltarem para isso. É o mecanismo da vida que deve ser explicado e compreendido para que ninguém fique estagnado e para todos evoluírem, indo em direção ao nosso Pai Criador.
Os votos de feliz final de ano são de todos irmãos que aqui no plano espiritual acompanham essa maravilhosa jornada da vida.


Mateus

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 06/12/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Muito emocionada em dar a mensagem. Hoje é um dia muito especial em minha vida aqui no plano espiritual. Recebo as bençãos para minha volta ao mundo material, à vida encarnada. Mais uma vez vou tentar novamente fazer o que eu não fiz em minha última encarnação. Vou procurar me redimir, tentar consertar os erros do passado e conseqüentemente evoluir.
Estou muito feliz porém muito emocionada. Talvez esta seja a última mensagem com a qual me comunico como o mundo material. Em breve, estarei de volta e me preparei para isso durante muito tempo aqui no plano espiritual. Passei por situações difíceis no começo, mas quando encontrei a luz, pude contribuir com a ajuda a irmãos necessitados e depois ensinei ministrando aulas que explicavam o conteúdo da vida para esses irmãos. Até que foi dada a permissão para reencarnar e assim tentar uma nova maneira de consertar os erros, achando cada vez mais o amor dentro de mim.
O período que eu passei desencarnada talvez seja grande se este tempo for calculado, mas para mim tudo isso tem um grande conteúdo que eu conquistei e me possibilitou um maior entendimento sobre a vida e com isso pude então ter a oportunidade de estar novamente ao mundo material.
Agradeço a paciência e compreensão de todos os bondosos irmãos que me acompanharam durante todo esse período. Alguns ainda reencontrarei no plano terrestre.
O que mais deixou marcante em mim foi o aprendizado do amor. A vida é amor mas para chegarmos até ele precisamos passar por obstáculos e provações que evoluam o nosso espírito e façam achar o amor que está omisso diante de vários outros sentimentos que ainda permanecem fixados em cada ser.
Tudo está perfeitamente ligado. Quando vejo irmãos desesperados que sofrem seja pela perda de um ente querido ou algo de ruim que aconteça em sua vida, peço para esses irmãos muita paz, muita calma que tudo vai se esclarecer. Pode demorar, mas um dia entenderão tudo o que acontece em suas vidas.
Não fiquem inconformados, tristes, revoltados, com sede de vingança. Eu tenho experiência para concluir que isso não adianta, não leva nada a lugar algum.
Tenham paciência, fé, esperança, que haverá um momento em que o sol vai brilhar mais forte, o colorido da natureza vai ser mais vibrante, pois vocês descobrirão o amor, esse sentimento que apesar de omisso, observamos que ele é forte dentro de nós pois somos constituídos dele.
Quero me despedir e dizer que a minha lição de vida talvez sirva de exemplo para muita gente.
Muita paz, amor e fé no coração pois assim que alcançaremos o Pai.
Um abraço eterno.

Elisângela

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 22/11/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Devemos agradecer a Deus por todas as coisas. Por surgirmos, por termos um sentido, por essa existência e pela misericórdia que faz perdoar e sempre nos dá uma nova chance, uma oportunidade de recomeçar tudo de novo. A busca pelo amor faz com que tenhamos várias vidas encarnadas, que nos possibilita a evolução e faz com que cheguemos mais perto do infinito amor do Pai.
Observem como tudo na vida é perfeito, toda forma de vida tem um porquê de existir e quando ela desaparece ela tem um porquê para isso. A vida humana encarnada tem um porquê de existir. Viemos para resgatar erros, desatar nós, colhermos o que plantamos anteriormente e começar uma nova etapa, plantando novas sementes que se desenvolverão e mais tarde serão colhidas. Por isso que somos o que queremos, o que fazemos. Se plantarmos algo, um dia vamos colher os frutos dele. Isso serve para o bem e para o mal. Somos agora o que queríamos que fosse. Ninguém escolheu a atual vida à toa. Cada vida é programada, tem um objetivo, uma missão.
Observem as coincidências, os encontros inesperados, as curas milagrosas. Tentem enxergar nisso a perfeição da vida, cujo mecanismo faz a razão de nossa existência.
Alguns espíritos, ainda muito atrasados, não enxergam a beleza da vida, a maravilhosa existência de cada coisa, de cada fato, de cada acontecimento. Existe algo sublime que está por trás disso, algo maior e infinito que é o amor.
Recentemente muito se fala de amor, de amar. Muitos ainda continuam cegos, pois não querem enxergar os irmãos que sofrem, que passam fome, que são assassinados, que são violentados. Tanto ódio no mundo faz com que muitos fujam dele e não querem mais enxergá-lo, voltando-se apenas para si próprio. O pior cego é aquele que não quer ver, já diz o ditado. E realmente muita gente deixa de ser ajudada, de receber um pouco de amor em decorrência de muitos cegos desse tipo que não querem enxergar os irmãos que estão precisando de ajuda e simplesmente ajudá-lo, nem que for para trazer um pouco de amor e esperança.
Final de ano é considerado tempo de paz, em que as pessoas costumam voltar-se para os mais necessitados, mas o ano inteiro eles precisam de ajuda. Devemos começar a abrir os olhos para o mundo e tentar enxergar esses irmãos que trazem consigo o ódio, muito descaso, muita vingança para dentro de si. Mesmo que eles tenham sentimentos de pouca energia, devemos perdoar e trazer um pouco de amor para cada um deles.
Sigam as lições de nosso mestre Jesus Cristo que sempre a luz o levará em direção ao nosso Pai.


Maurício

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 29/11/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Boa noite irmãos. Gostaria de agradecer a oportunidade em dar a mensagem. Os trabalhadores do universo espiritual agradecem a oportunidade concedida para mim e para todos irmãos que vem passando a mensagem ao longo do desenvolvimento desse trabalho.
Estou aqui para mostrar um pouco o que aprendi desde o tempo em que desencarnei há muitos anos atrás. Meu desencarne foi natural, o momento certo havia chegado e eu estava preparada para mais uma etapa da minha evolução.
A dimensão que temos da vida realmente é diferente quando nos livramos do fardo pesado da vida material. Quando conseguimos perceber a dimensão da vida, a emoção é extasiante.
Quando pude enxergar essa dimensão, as cores ficaram mais vibrantes, a percepção de tudo e de todos tornaram-se algo magnífico. Passamos, a partir daí, a descobrir a importância de nossos irmãos ao nosso lado que caminham junto sempre necessitando de ajuda mútua para poder evoluir. Os preconceitos, as guerras, as separações territoriais demonstram que sem amor ao próximo não é possível evoluir. Enquanto houver o ódio, a vingança, e o perdão verdadeiro não for concedido, não haverá evolução pois não há amor. O amor é o nosso guia da vida, e só através dele é que podemos evoluir, indo em direção ao Pai.
O mundo caminha para um melhor nível energético, no qual vibrações mais altas permearão a órbita desse planeta. Está indo na direção da evolução, do amor. Os que não tiverem o amor, serão encaminhados para outro planeta e seguirão outro caminho para achar o sentimento sublime.
Força, união, paz e amor. Palavras fortes, e que devem ser levadas a sério. Aliás, estamos seguindo em direção a algo melhor, mais evoluído, pois a vida é aprendizado constante, infinito. Quem não aprender, não vive e para aprender basta saber amar.
Percebi que a vida é simples, não é complicada. Basta seguirmos o caminho certo e entender o porquê de tudo acontecer. É só perceber, sentir, deixar transparecer, que tudo se esclarecerá. Talvez seja necessário algum tempo, mas tempo é algo que se perde no universo pois há a infinidade da vida na qual tempo e espaço tornam-se insignificantes.
Quando estamos encarnados, a percepção dessa abrangência da vida torna-se limitada pelo atual grau de evolução que nos encontramos. Mas a vida é infinita, então, não devemos ter pressa e apenas seguir o rumo certo que vai em direção ao pai.
Devemos abraçar todos os irmãos e deixar o preconceito, as diferenças e desigualdades de lado. Aliás, precisamos uns dos outros para evoluir por um simples motivo: fazemos parte de algo único chamado de amor que é a razão da existência da vida.


Olga

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 08/11/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Muito amor nesse ambiente. Irmãos que estão aqui e vieram acompanhados por nós dão uma energia muito especial nesse momento. A luz é muito grande, a vibração é intensa.
Esse contato maravilhoso é possível devido a essa grande equipe aqui formada, tanto no lado espiritual quanto no material. O espiritismo tem trazido, graças a Deus, uma maior compreensão do que é realmente a vida e o mecanismo que a faz funcionar. É muito importante o conhecimento espírita. Ultimamente, grandes difusores da doutrina ajudaram o conhecimento a crescer mais ainda.
É imensa a quantidade de livros espíritas que são lidos no mundo. As pessoas sempre buscam entender o porquê da vida, o porquê da morte que é assim designada pelo mundo material para a maravilhosa passagem do mundo material para o espiritual. É grande a energia que se tem obtido ultimamente de pessoas que realmente doam o seu trabalho em função de ajudar as pessoas. Com o tempo, elas aprendem que devemos amar, que a vida sem amor não é vida. Um exemplo que temos disso são os diversos romances tanto em livros como em filmes que despertam nas pessoas um sentimento nato. Sim, o amor é nato de todo ser, aliás, somos feitos dele e foi dele que surgimos.
As diversas vidas que aqui estamos passando nos ajudam de alguma maneira, em maior ou menor grau, a descobrir o amor existente dentro de nós. Essa energia que nós temos, para ser descoberta, primeiro precisa ser explorada para que ela seja achada. Cada vez mais, à medida que evoluímos, ela vai aparecendo e tornando-se mais forte, mais pura, mais verdadeira e, quando ela estiver totalmente transparente, com uma grande luz que é a infinidade desse amor, passamos então a doar ele para quem dele precisa. Ajudando ao próximo, podemos transmitir esse amor infinito a todos os irmãos, assim como Deus já o faz.
Seguindo o caminho do amor e da união, é capaz de mais irmãos caminharem juntos, sempre de mãos dadas, ajudando e respeitando os próximos. Para caminharmos, necessitamos da ajuda dos próximos pois sozinhos nunca chegaremos em lugar nenhum.
Se cairmos, precisamos de alguém que nos ajude a levantar e se este mesmo cair, devemos ajudá-lo a levantar-se e continuar o caminho em relação ao Pai.
Obrigado pela atenção e pelo belíssimo trabalho da equipe. Deixo aqui meus fluídos e até uma próxima oportunidade.


Emael

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 01/11/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

A vida tem seus obstáculos. Já passei por muitos deles. Tentei enfrentá-los nas diversas vidas encarnadas por qual passei tentando reparar os erros.
Hoje estou melhor. Atualmente ando acompanhada de irmãos de luz que são muito elevados e que trazem paz e amor a todos ambientes. É uma equipe que tenta ajudar irmãos necessitados de ajuda que se ligam a energias negativas e com isso convivem em ambientes pesados com energias densas. Devido à baixa vibração, esses irmãos acabam por deixar-se influir com as energias negativas e praticam atos terríveis que servem apenas para transmitir o ódio e a vingança que carregam consigo.
Faço parte dessa equipe maravilhosa que tenta trazer uma esperança, uma luz para todos esses irmãos que estão na escuridão.
Peço ajuda a Deus e a todos irmãos que trabalham pelo bem para que sigam o caminho desses irmãos necessitados e mostrem para eles a luz pois estão se enganando e, sem esclarecimento, a vida não é compreendida e conseqüentemente o caminho que deve ser seguido não é chegado.
Clamo por amor, por paz. Só quero o bem de todos. Adoro o meu trabalho de levar um pouco de amor e de luz a irmãos que estão completamente enganados. Mas com o passar do tempo eles se erguem e acabam acatando a ajuda que sempre oferecemos. Resgatando-os, levamos eles para os hospitais de recuperação e depois passamos a dar aulas que esclarecem mais sobre a vida. Com mais conhecimento, eles são encaminhados para suas colônias e acabam escolhendo algum trabalho para que possam seguir no caminho do bem amando e ajudando ao próximo.
Dou graças a Deus de ser sincera, de ter amor sincero. Descubri em mim o amor verdadeiro que é o que realmente importa.
Sigo em direção do bem e trago muitos irmãos ao meu lado, ensinando-os e encaminhando-os para que sigam o caminho de Deus que nos aguarda emanando sua intensa luz e transmitindo o seu infinito amor.
Estou feliz com a oportunidade em dar a mensagem e dizer que trouxe muitos irmãos que eu ajudo e outros que foram ajudados por mim, escutar a minha história. Em breve, eles também poderão se comunicar e já admiram-se com a intensa luz que este trabalho proporciona.
Gostaria de deixar a mensagem que, não importa o que acontecer, devemos sempre perdoar sinceramente e amar ao próximo porque Deus nos aguarda e quer nos ver de mãos dadas e ver o amor infinito de todos formar algo único que é o amor infinito surgido Dele.


Joana

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 18/10/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

A paz espiritual reina neste local. A luz que emana desse pequeno ponto no universo é grandioso. Diversos irmãos acompanham este trabalho e os outros que são desenvolvidos nesse centro espírita.
Agradeço a oportunidade em dar a mensagem. Trago comigo, hoje, uma paz imensurável que me engrandece e me faz viver intensamente. Muita energia positiva, muito amor é enviado até mim e é o mesmo que eu retribuo com sincera gratidão.
Irmãos, unir-vos, sabeis que este é caminho. Irmãos, sigam o caminho de nosso Pai e não desistam nunca, mesmo que demore para achá-lo e que obstáculos no caminho dificultem esta caminhada. Procure achar o caminho guiando-se pelo amor, por bondosos irmãos que só fazem e querem o bem. A harmonia entre todos faz tudo harmonizar-se.
Mas nunca se esqueçam dos irmãos, que ficaram para trás e precisam de tua ajuda para seguir em frente. Para ir adiante, eles necessitam do seu amor, da sua compaixão, do ombro amigo. Por mais que este irmão seja teu inimigo e te odeie, nunca vire a cara para ele, e tente transmitir o seu sincero amor.
Verás, com tudo isso, que a luz brilhará cada vez mais forte no fim do caminho.
É Deus e Seu infinito amor, esperando sua chegada, esperando você direcionar o caminho que vai em direção à Ele, tirando todos os obstáculos do caminho para que isso aconteça. Mas a chegada até o Pai tem que ser feita de mãos dadas com todos nossos irmãos que seguem a caminhada. Alguns mais à frente, outros mais atrás, mas tudo isso não importa porque o amor é fonte inesgotável e ele fará com que todos o tenham em maior ou menor grau para dar sentido a essa maravilhosa vida.
Olhem pros lados e não apenas à frente. Vedes se algum irmão não tropeçou na caminhada e necessita de sua ajuda. Credes no Pai que está em boas mãos. Vestes com outros olhos e não apenas com estes que possui quando encarnado. Orai e vigiai sempre. Nunca deixes de transmitir o amor ao próximo, não esquecendo que devemos nos amar primeiro para que possamos auxiliar.
Tudo que acontece em nossas vidas encarnadas servem como reflexão para observarmos o que realmente devemos fazer para seguir o verdadeiro caminho. É muito difícil, muitas vezes, essa percepção, mas temos que ter a segurança e sentir o Pai em nosso coração, sentir o amor que Ele transmite a todo instante. A oração é muito boa para que possamos fazer isso. Fazendo sinceramente, buscando sentir o amor que chega a todo o momento.
Mas temos que retribuir esse amor pois somos irmãos e Deus nos enxerga como algo único que apenas fomos separados para que justamente pudéssemos achar o amor dentro de cada um de nós. Por isso é necessário tantas vidas encarnados, tantas vivências para que o amor seja cada vez mais descoberto. Vamos nos esculpindo, lapidando para que em determinado momento o amor transparente, puro e verdadeiro brote de nós.


Josué


Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 11/10/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Estar aqui me faz relembrar muita coisa. Tempos que eu vivi quando encarnada e não tive essa vibração intensa de amor e paz em muitos momentos da vida, mas muitos ainda eram bons com muita união e amor aos próximos que fizeram parte da minha vida encarnada.
Estou feliz em dar a mensagem e de sentir essa vibração tão intensa de amor que faz muitos irmãos trazidos até aqui se arrepender e seguir outro caminho.
A vida sentida daqui é diferente, sem a carapuça que temos que carregar em nossa vida no plano material.
Sigo o meu caminho e vou em paz assim como todos seguem, errando e aprendendo e com isso adquirindo mais evolução. Não se pode ter pressa em querer ser mais evoluído pois a vida é infinita e, por isso, a pressa ou a demora torna-se desnecessária.
A visão que tenho hoje a respeito de minha vida no plano material é que nele estamos apegados demais à tudo que é matéria e a vida material nos possibilita esse apego à tudo. No plano espiritual, estamos sem a matéria mas aí que vemos o que realmente devíamos ter feito e a que devíamos estar votados no plano material. A maioria arrepende-se, só que o conserto dos erros só pode ser feito, muitas vezes, em uma outra vida no plano material.
Dediquei minha vida no plano material à professora, ensinei muitas crianças e hoje estou aqui para falar delas.
A inocência, a espontaneidade e a alegria são marcas de qualquer criança. Devemos prestar atenção nelas e seguir os seus passos. Brincar, por exemplo, é um ótimo remédio que cura até a mais árdua doença. Sorrir bastante traz boas energias e nos faz sentir bem. Correr, pular, sorrir, brincar são atos saudáveis que nos fazem enxergar a vida sob outra dimensão. Parece que, quando crescemos, esquecemos de tudo que fizemos quando criança e passamos a ficar apegados à tudo que é matéria e que conseqüentemente traz preocupações e tristezas, embrutecendo nossos corações e trazendo energias negativas para nós mesmos.
Os adultos têm vergonha de serem crianças e querem manter o orgulho ao invés de virar para o próximo e dizer “eu te amo”. A criança tem a inocência e muitas vezes expressam os seus sentimentos apenas falando, colocando para fora algo que está embutido na sua essência.
Estamos aqui para sermos mais crianças. Estamos no plano material para amar mais, abraçar as pessoas, brincar com elas, sorrir para elas e abrir o coração para que todos saibam o que estão sentindo e assim possam compartilhar os sentimentos, ajudando e querendo bem ao próximo.
As crianças são excelentes exemplos do que devemos fazer na vida para que cheguemos mais perto do Pai que ilumina a caminhada de todos que o procuram.


Cleide

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 20/09/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Diversas formas de vida existem. Algumas mais próximas à matéria e outras próximas ao universo espiritual. Para cada universo que cada ser vivo esteja, é necessário a vibração e a energização com tudo que está a sua volta.
A ligação entre os corpos se dá através de um processo chamado de transmutação. A passagem do mundo espiritual para o material e vice-versa ocorre através desse processo. Mas ambos se distinguem em relação ao que ocorre em cada caso.
A vida material é muito pesada. Energias muito fortes e pesadas estão em tudo que é matéria. Como o corpo material é matéria, ele necessita ser desmaterializado quando ocorre a transmutação para o universo espiritual.
Alguns realizam este processo rápido e outros demoram muito tempo, de acordo com a vibração de cada um.
A transmutação para o plano material é um processo bem demorado. O espírito para poder reencarnar tem que se ambientar com as energias pesadas da vida material.
Mas o nascimento é uma benção. Tanto para o lado material quanto para o mundo espiritual. Ele simboliza uma etapa da vida, um degrau na escala da evolução, uma nova chance, um novo aprendizado.
A festa para quem chega aqui é a mesma quando ocorre um nascimento no plano material.
Para o mundo espiritual, o nascimento, ou a volta para casa, é considerada um avanço, uma tentativa sublime de ir em busca do amor de Deus.
Como ainda no plano material muitos estão apegados demasiadamente à matéria, o desencarne é motivo de muita tristeza porque simboliza a separação, a saudades. Mas, na verdade, estamos juntos, próximos, sendo que a única coisa que distingue é estarmos em planos diferentes, com energias distintas.
Ainda é difícil para quem está encarnado perceber o quão sutil podemos ser se voltarmos para o caminho de nosso Pai e que nosso mestre Jesus Cristo ensinou. É só entendermos o porquê da vida, vermos que há muitas coisas erradas que os seres humanos ainda não aprenderam a superá-los. Todos temos erros e obstáculos no caminho, mas para podermos evoluir, temos que enfrentá-los, superá-los para que o sentido da vida aconteça e possamos assim evoluir.
Tudo está perfeitamente ligado, acorrentado formando algo único que se chama vida. Necessitamos nos unir com todos irmãos independente de raça, cor, religião, ou qualquer segmento que possa desunir algo que foi criado junto.
Tudo que está a nossa volta liga-se de maneira extraordinária. Os mares e rios estão assim como o céu está para proporcionar a evaporação das águas e conseqüentemente a formação de nuvens que ocasionarão as chuvas que por sua vez devolvem para os mares e rios o que foi usado para propiciar muitas vidas na natureza.
E esse é apenas um exemplo, muitas coisas que vemos servem de exemplo para mostrar que a vida é algo único, um mecanismo maravilhoso do qual fazemos parte.
É só observar, procurar perceber a maravilha da vida.

Mateus

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 04/10/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Caminhando sempre ao meu lado percebi que irmãos estavam por perto, que queriam me ajudar, me deram as mãos várias vezes e só depois de muito tempo aceitei.
Peço perdão a todos esses irmãos. Estava enganada, iludida com várias coisas e idéias que rodeavam os meus pensamentos e fizeram com que tivesse atitudes erradas.
Agradeço a ajuda cedida. Estou sentindo a energia desse trabalho que é muito grande. Está me ajudando a recuperar e a enxergar a vida de melhor maneira.
Vejo que esse trabalho é muito importante para mim e para muitas pessoas. Com ele, posso sentir a paz e o amor que abrange esse ambiente.
Estava há muito tempo num lugar horrível, desarrumado, fedorento que emana energias pesadas e negativas.
Muitos amigos que fiz ficaram ainda por lá sofrendo, lamentando-se e vivendo uma grande ilusão.
Dou graças a Deus, nosso Pai por ter mostrado esse novo caminho e de dar a oportunidade de me perdoar e começar tudo de novo, em busca de corrigir meus erros.
Ficar preso a energias negativas e ficar se lamentando, remoendo a tristeza com lembranças não valem a pena. Só nos deixam mais pra baixo, próximo às energias negativas.
Como disseram meus irmãos, a vida é constituída de amor e se você o nega, você não vive e apenas se ilude com algo que não é a vida propriamente dita.
Deus mostra os caminhos e nos dá a oportunidade do livre arbítrio para que sigamos os caminhos que escolhemos.
Se escolhemos o caminho errado, Ele nos dá a oportunidade de voltar e seguir rumo ao caminho certo, que leva até Ele, que aguarda com Seu infinito amor. Quando estamos nesse caminho, podemos sentir a paz que permeia toda a caminhada. Mesmo que tenha obstáculos, pedras no caminho são postas para tirarmos do caminho, deixando esse cada vez mais livre para chegarmos ao Pai. A cada pedra tirada, enxergamos mais nosso Pai e este consegue emitir cada vez mais amor. No final da caminhada, quando tivermos tirado todas as pedras do caminho, podemos ficar junto ao pai, na mesma sintonia de amor e assim todos vão poder se abraçar e sentir que fazemos parte de uma grande família, unida em nosso lar que é a vida.
Hoje, com um pouco mais de amor no coração, posso dizer sinceramente que amo todos os irmãos. Aqueles que me ajudaram, me amaram sem serem correspondidos e nem por isso desistiram porque o amor deles por mim era puro. Foi até que eu percebi o quanto estava longe desse amor.
Graças a eles, hoje posso falar de amor e senti-lo cada vez mais assim como sinto nosso Pai em cada passo da minha caminhada.
Obrigada a todos.
Amo vocês.

Célia

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 27/09/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Como me arrependo de tudo que fiz. Realmente a vida tem muitos caminhos com obstáculos e, quando não conseguimos superá-los, a tristeza é imediata e o arrependimento faz-se presente em grande parte dos momentos.
Descobrimos quando desencarnamos que a vida é muito mais do que propomos, do que pensamos sobre ela. Com o tempo vem à tona todas as lembranças e o sentimento de outras vidas e do que propusemos para a última encarnação. Com a tentativa de aprender, de evoluir, temos um objetivo a cumprir na vida, mas quando encarnamos, fica difícil a lembrança desse objetivo principalmente porque a matéria muitas vezes nos faz ficar ligados a coisas que não fazem parte do que nós realmente viemos para fazer na vida. A evolução também contribui para este processo, pois estava em um grau de evolução que me cegou diante de várias circunstâncias que ocorreram na minha última vida no plano material.
Deus se faz presente em todos os momentos e basta estarmos aptos e abertos para que possamos senti-lo como parte de nós, ou melhor, como um todo, um amor puro, único e verdadeiro.
Mas não é apenas em uma vida material que evoluímos. Necessitamos de várias encarnações para evoluir. Por isso, quando acontecer algum arrependimento, lembrem que a vida nunca para e os erros estão para nos mostrar os caminhos que levam em direção ao Pai, que está sempre presente e nos aguarda para que cheguemos até Ele com seu mensurável amor que transborda em tudo da vida.
Estou aqui para contar a minha história e dizer que estou feliz em passar a mensagem. Me faz sentir bem e esclarece muitas dúvidas dos irmãos que estão aqui acompanhando este trabalho.
O arrependimento faz parte da vida. Com ele, podemos enxergar caminhos diferentes, antes nunca explorados. Devemos deixar de lado o orgulho, o egoísmo e sermos sinceros conosco, descobrindo nossos sentimentos e deixando-os fluir naturalmente, de forma a tornar o mecanismo da vida funcionar, dando vazão ao sentido da vida.
Com o arrependimento descobrimos um outro lado nosso que nos surpreende, nos faz sentir o amor que emana em nossa composição. Como dizia a mensagem de Chico Xavier: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. Ela demonstra que arrepender-se de algo nos mostra que podemos corrigir os erros do passado e evoluir, fazendo desse novo fim uma etapa alcançada, um objetivo atingido.
E o arrependimento acontece devido à infinita misericórdia de nosso Pai, que perdoa nossos erros e vê que eles fazem parte da vida e são necessários para que possamos evoluir e achar o amor Dele dentro de nós.
Tudo faz sentido. O que vivemos agora é apenas uma ínfima etapa diante da infinita vida que está a nossa volta. Por isso, não se preocupem, não se desesperem, lembrem que Deus está dentro de nós e reconhece nossos erros, mas sabem que eles são necessários para a descoberta do amor puro, fiel e verdadeiro.
O arrependimento é um modo de recomeçar, de achar o caminho da luz.
Um abraço a todos e lembrem que Deus faz parte de nós.


Luís

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 13/09/04 na casa espírita Vila dos amigos (Campinas - SP)

A luz brilha intensamente. Todos irmãos que estão a nossa volta estão de mãos dadas e formam uma grande corrente.
Os espíritos sorriem de maneira espontânea, por vibração, pela energia positiva. Pensar positivo, nos torna positivos, ser feliz sinceramente nos torna seres felizes de energias positivas.
A felicidade está em tudo que é infinito pois a vida é infinita. Tudo que é finito, que termina pode durar muito tempo, mas um dia acaba. O amor sincero, puro e verdadeiro vem de dentro e abraça todos que estão a nossa volta. É o amor infinito sem posse, sem egoísmo, sem traição.
Temos no plano terrestre diversas relações ditas amorosas que se baseiam no egoísmo, no apego aos bens materiais, no orgulho. Mas tudo isso é finito e um dia termina. A única coisa que permanece é o amor infinito, que tem que ser puro e verdadeiro. Muitas vezes para o amor chegar a esse estado, ele precisa ser lapidado, passar por encontros e desencontros até que se torna terno.
As relações entre as pessoas têm sido levadas com muito apego a tudo que termina, que é finito. Bens materiais terminam, a vida material termina. O que fica é a essência, o ser composto de amor surgido de nosso grande Pai misericordioso.
A miséria e o descaso com muitos seres humanos levam estes a se odiarem mais, a terem mais desencontros. Nós fomos feitos para o amor ao próximo. As coisas só funcionam com nossos irmãos do lado, apoiando e doando amor.
Vários caminhos são trilhados. Todos se apresentam tortuosos. Eles contém obstáculos pelos quais devemos superar. A vida sem obstáculos não faz sentido. Estarmos encarnados à toa não faz sentido. Viemos para algo muito mais sublime, viemos para achar o amor em nossa essência, o que faz o motivo de nossa existência. Semear o bem faz o bem assim com semear o mal faz mal. Nós somos o que plantamos. Temos o direito de escolher o que queremos para nós. Somos uma semente que nós mesmos plantamos e nós mesmos devemos regar e cuidar de seu crescimento e, sendo assim, a planta fica de acordo com o queremos e escolhemos para ela.
O amor está inerente a todo ser. Mas a partir do momento que ele faz parte de nossa semente, deve ser cuidado para que ele apareça cada vez mais, que ele brote aos poucos de acordo com nosso cuidado, nossa escolha que decide o estado que vai permanecer a planta.
E uma planta sozinha não consegue desenvolver-se, necessitando das outras para poder se desenvolver. Tudo está grudado, unido. Por isso, devemos dar as mãos aos nossos irmãos e doar muito amor para que o maravilhoso mecanismo da vida seja feito e, assim, chegaremos ao Pai.
Obrigada.

Alessandra

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 06/09/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

A paz reina nesse local. O amor ao redor desse enorme ponto de luz alcança a todos que vêm em busca de ajuda e auxílio.
A corrente formada ao nosso redor é enorme. Irmãos de luz completam a grande família de nosso Pai. Todos aqui presentes formam a grande luz, o amor vibra e a energia recebida é muito grande.
Voltemos a falar do amor. A vida está centrada nele, tudo é feito para que tenhamos este sentimento cada vez mais vibrante dentro de nós.
Amar ao próximo é algo que vem sendo dito desde a época que Jesus Cristo viveu e até hoje não temos compreensão e conhecimento das pessoas para que ao menos amem seus irmãos assim como cada um deve se amar.
Para amar alguém, é necessário que nos amemos primeiro. Se não somos capazes de nos amar, não conseguimos passar o amor a ninguém.
Freqüentes atos de violência têm ocorrido no mundo material e vemos que o ódio permeia todos esses irmãos que precisam de ajuda para enxergar o verdadeiro caminho.
A vingança apenas gera mais ódio, o ódio leva a mais discórdia, e ela por sua vez faz com que a compreensão não exista entre os seres humanos e assim cada um não consegue ter amor a si próprio e, conseqüentemente, não pode ter amor para passar aos outros.
A vida nos dá vários caminhos a seguir. Esta opção que temos é o livre-arbítrio de escolher o que achamos melhor para nós mesmos. Muitos escolhem caminhos errados e assim enxergam que sua colheita foi ruim porque o plantio também foi errado. Com a misericórdia divina, temos a opção de voltar atrás e seguir outros caminhos que mais cedo ou mais tarde vai nos mostrar o caminho do amor, da paz e da união. Veremos então que o caminho é seguir amando os próximos como a nós mesmos. Seguir para alcançar o infinito amor de Deus e conseguir ter a paz permeando tudo o que nos circunda.
Prestem atenção nas lições deixadas por Jesus. Observem as suas mensagens e siga os seus ensinamentos.
E, com o amor de Deus, seremos a grande família de amor, formando a imensa corrente junto com Deus e, assim, alcançaremos a paz.

Moisés

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan psicografada em 30/08/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Feliz estou por estar aqui e hoje passar a mensagem. Agradeço primeiramente a oportunidade de me comunicar e todos que acompanham este maravilhoso trabalho.
Não estamos aqui à toa. Aliás, nada na vida acontece ao acaso, sendo que tudo tem seu motivo e seu momento para acontecer.
A ínfima e mais insignificante existência, tem o seu motivo de existir. Pode ser que não compreendamos ainda o porquê da existência, mas ela tem o seu motivo de estar ali em determinado local e em determinado momento.
O que explica o nosso surgimento ?
Por que estamos encarnados agora, nesse momento, nesse local, com as pessoas que nos circundam e com a qual convivemos ?
Com certeza, as respostas têm que ser achadas em cada um. Pois cada um é de um jeito, cada qual tem a sua missão e explicação do porquê de existir.
Falamos muito de existência, mas a palavra certa seria surgimento porque se somos compostos do amor de Deus que é infinito, então surgimos desse amor. Existir talvez seja uma idéia mais material pois na vida infinita apenas somos amor. Existimos sim, mas fazemos parte, somos amor infinito. É difícil explicar essa noção que temos da vida. Quando encarnados ficamos preocupados com a desencarnação, na qual pensamos: eu existo e, se morrer, não vou existir ? Como estamos na vida infinita, podemos existir como corpo material, podemos estar sem ele, podemos ser apenas espírito, mas não importa de que maneira existimos na vida, e sim o que somos para ela.
Uma barata, por exemplo, pode ser uma existência que muitos humanos não compreendam, mas ela tem várias funções na vida, uma delas e principal é alertar os encarnados em relação à sujeira ou bagunça de determinado local.
Oremos senhor para que sempre sejamos orientados e vigiados para que a vida seja compreendida e assim tomemos o rumo certo dela.
Quando paramos para pensar sobre tudo que acontece em nossa vida, devemos estar atentos e entender o mecanismo maravilhoso dela que não é difícil.
Sempre que quiser entender o porquê das coisas que acontecem em sua vida, busque orar e intuir irmãos de luz para que o vigiem e orientem a pensar no certo, no que realmente é o mecanismo e o caminho da luz, da paz, da união, do amor.
Orai e vigiai, nunca esqueçam este pensamento que nos leva a pensar em fazer algo que nos acalme e faça enxergar a luz, a qual deve ser seguida para sentirmos mais próximo o amor infinito de Deus.
Obrigado. Fiquem com Deus.


Sérgio


Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan psicografada em 23/08/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Quantas saudades eu tenho da minha filha. Gostaria de dizer para ela que estou bem e estou sempre ao seu lado.
Já trabalho e ajudo muitos irmãos no plano espiritual. Sofri muito no começo com a separação embora agora estou tranqüila. Soube me controlar toda vez que me aproximava de minha filha. No começo, como eu estava muito triste, acabava atrapalhando pois ela lembrava de mim com imensa tristeza.
Quero dizer para ela que estou bem, que agora me adaptei ao mundo espiritual e parto em busca do conhecimento da vida, sobre tudo o que rege e o que dela devemos perceber.
Quero agradecer a minha filha e a toda família que fizeram parte da minha última encarnação.
Estou tranqüila e em paz, embora um pouco emocionada com essa maravilhosa oportunidade de me comunicar.
Um abraço a todos.

Bela

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan psicografada em 23/08/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Queridos irmãos que acompanham este trabalho, venho comunicar que o conhecimento e a doutrinação que é feita em cima das mensagens é muito importante, embora o principal objetivo do trabalho é de auxiliar os irmãos desencarnados necessitados de ajuda.
A espiritualidade agradece a participação e o empenho de todos, tanto do lado material, quanto do espiritual. Agradeço os irmãos que acompanham o aparelho e todos aqueles que auxiliam no momento da transmissão da mensagem.
Esse ambiente de muito amor e paz ajuda a irmãos enxergarem onde realmente devem buscar ajuda, para seu entendimento e melhora.
A freqüência está muito boa, embora falte apenas um pouco de preparo do aparelho antes do trabalho mediúnico ser realizado.
Apesar disso, ciente que muitas vezes a vida material atribulada atrapalhe bem isso, a espiritualidade assim como os trabalhadores da casa estão muito felizes pelo empenho da equipe. Devemos continuar assim e nunca esmaecer, procurando um aprimoramento e um preparo muito melhor.
Deixando claro que jamais devem deixar penetrar as más influências, que geralmente são feitas por espíritos perturbadores que querem baixar o nível de vibração do médium. Por isso a importância do preparo. Esse alerta não é uma bronca e sim uma maneira de melhorarmos o trabalho e assim servir melhor a Deus.
autor desconhecido

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 16/08/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Louvai a Deus por mais esta mensagem. Que este trabalho ajude a humanidade chegar ao caminho certo, ao caminho da luz que brilha cada vez mais forte em cada passo, em cada tropeço, em cada etapa de nossa evolução.
Estamos no caminho certo quando buscamos o trabalho por amor. A recompensa que temos é sentida e não tem ganhos materiais. Trabalhar para pessoas amando-as mesmo não sendo amados significa adquirir o amor puro, verdadeiro que emana de nosso Pai. Esse tipo de amor que vem de Deus é o amor incondicional, no qual o amor é infinito, puro e verdadeiro.
Jesus deixou a bela lição do amor que emana de Deus. Amou aqueles que o odiaram e perdoou todos aqueles que fizeram mal a ele.
Não se enganem quando tentarem seguir o caminho do amor puro. Basta apenas sentí-lo pois com ele não há falsidade, engano ou camuflagem. Deus está entre nós através desse amor do qual surgimos assim como surgiu tudo o que está ao nosso redor.
O atual grau de evolução da humanidade não permite que consigamos enxergar ou perceber outros planos. Mas haverá um momento em que o homem será capaz de sentir ao invés de apenas ver. Só assim ele será capaz de sentir o amor que Nosso Pai emana. Não precisa ter pressa pois a vida é infinita, então diante disso, o tempo é insignificante.
Basta apenas tomar o rumo certo para que todos formem a grande família que vai em direção ao Pai.
Jesus teve a missão de esclarecer muitas dúvidas da humanidade. Sua vida e trajetória mostrou o que é o certo e mais simples na vida: o amor de Deus, independente da forma ou da maneira como fazemos para seguí-lo. Perdoar e amar os semelhantes por mais que estes não retribuam nosso amor assim como vários outras ações que foram contadas e até hoje são a base de muitas religiões por todo o mundo.
Não vejam nos erros uma forma de errar e sim uma maneira de acertar.
Não vejam nos acertos uma forma de acertar e sim uma maneira de melhorar os acertos através dos erros.
A vida tem muitas lições que devemos seguir. Muitas são simples e vemos em toda parte. Outras, demoram para seguirmos, mas quando é descoberta, tem uma interpretação mais profunda.
Evoluir é seguir na direção correta. O crescimento é conseqüência disso. Não há tempo e nem espaço para isso pois a evolução faz parte da vida infinita.
A infinidade talvez surge para muitos como algo fantástico, fantasioso, mas é a realidade da vida e é o que rege o caminho da evolução. Para evoluir, o amor infinito precisa ser lapidado, até que encontre o amor de nosso Pai.
A vida é sublime e nunca termina e a razão de nossa existência é o amor incondicional de Deus.


autor desconhecido

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 09/08/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Estou muito emocionada. Em breve, irei reencarnar. Há muito tempo venho me preparando no plano espiritual através do trabalho e de aulas que fizeram com que eu ganhasse bastante conhecimento. Logo estarei pronta para assumir o corpo em uma linda família que proporcionará um ambiente bom para que eu possa evoluir mais.
Já passei por várias etapas, inclusive algumas delas até já citei em mensagens anteriores. Quando cheguei ao plano espiritual estava enganada, iludida, obsedada. Fui salva depois de muito tempo quando minhas energias esgotaram e eu implorei por ajuda. Esses irmãos que me ajudaram começaram minha nova etapa na qual eu aprendi sobre a vida maravilhosa criada por nosso Pai misericordioso.
Estou feliz agora que me encontro na etapa final que é a preparação para a reencarnação. Antes disso trabalhei por muito tempo no Umbral ajudando meus amigos que passavam pela mesma situação por qual passei. Depois de trabalhar, cheguei a dar aulas sobre o conhecimento da vida para irmãos que chegavam crus ao lado espiritual, necessitando de ajuda e esclarecimento.
Consegui enxergar a beleza da vida depois de muito tempo. Aprendi que para enxergar a vida, basta estarmos prontos e querer isso. Se você almejar uma vida bonita, assim a terá. Não podemos jogar essa responsabilidade para ninguém, a não ser a nós mesmos. Nós somos responsáveis por nossos atos e sofremos as conseqüências decorrentes em relação à eles, e é isso que nos faz evoluir.
Enxerguei a vida no momento em que me perdoei. Não bastava eu perdoar os outros ou esses me perdoarem, eu precisava do meu perdão sincero para que eu adquirisse o amor de Deus e assim pudesse enxergar a vida.
Não foi fácil, foi um caminho árduo e cruel. Mas eu respondi ao que eu tinha feito de errado. Aprendi e parti então a procura do amor de Deus, que foi minha salvação. Batalhei e batalho para que irmãos como eu encontrem o caminho que eu encontrei.
Não pensem que é demagogia ou algo parecido, mas achar o amor é necessário para adquirirmos luz e seguir em direção a Deus. Minha história talvez sirva de lição para muitos que ainda não acharam o seu caminho e não conseguem enxergar a vida, não conseguem sentí-la, não sentem o amor de Deus.
É muito bom esclarecer as coisas e observar que não estamos sozinhos e é justamente por isso que existem irmãos que nos amam sem querer ser correspondidos, amam por amar, amam incondicionalmente. Esse amor puro, verdadeiro, irracional, é que devemos seguir, é ele o caminho, e nós apenas vamos encontrá-lo nos irmãos que vão em direção a Deus. E é graças a esses irmãos que podemos salvar vários outros que não amam ou que ainda não acharam o caminho do verdadeiro amor.
Apenas sigam o Pai e sintam o Seu amor incondicional.
Elisângela

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 02/08/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Tenho saudades, muita saudades. Como é ruim ficar longe das pessoas que amamos, que convivemos. Principalmente no começo da desencarnação em que não estamos acostumados à vida espiritual.
Mas com o passar do tempo vamos entendendo o porquê de tudo, o porquê da vida. E não há tempo ou distância que separa o amor que sentimos pelos próximos. Pelo amor podemos nos aproximar e o tempo será infinito diante do amor que une as pessoas.
Quando estamos com saudades de alguém e pensamos nessas pessoas, automaticamente elas recebem tudo que nós estamos sentindo, às vezes de maneira sutil, mas recebem.
Se chorarmos por elas, elas receberão nossa tristeza, assim como se rirmos para elas, elas receberão nossa alegria.
Isso é o que falamos de energia. Tudo é uma questão de sintonia através das energias. Uma energia boa, terá uma sintonia alta, assim como uma energia negativa terá uma sintonia baixa.
Louvei bastante a Deus e pedi ajuda e hoje posso compreender melhor a vida e vivê-la melhor, no caminho certo, em direção ao nosso grande Pai.
Irmãos que sintonizam igual conseguem perceber e se comunicar melhor de maneira a sentir as energias que estão na mesma vibração. Por isso que muitos irmãos que estão no Umbral não conseguem sair de lá enquanto não tiverem uma vibração melhor que a tire da sintonia baixa que percorre toda a região umbralina.
Ninguém é condenado pois a justiça de Deus é misericordiosa.
Quem faz a própria justiça é cada ser. Se fizermos algo errado, vamos sentir as conseqüências disso para que possamos aprender. Ao mesmo tempo somos promotores e réis. Nós que sabemos o que fizemos de ruim e o que devemos fazer para melhorar isso, e isso se faz pelo aprendizado da vida, a cada tropeço, a cada obstáculo que passamos no caminho.
Viver é ter o amor de Deus. Quando não temos ele, não conseguimos nos encontrar, e seguir o verdadeiro caminho. Sem ele, nunca encontraremos a paz porque para tê-la temos que buscar a essência que somos feitos e trabalhar em cima dela para seguir o caminho onde a luz de Deus brilha intensamente, a nossa espera.
Faço votos e trabalho para que todos irmãos encontrem o verdadeiro caminho e não fiquem se enganando e achando que há vida onde não existe amor.
Somos feitos do mesmo material: o amor de Deus. Nossa composição é essa, é ela que nos faz viver e é a razão da vida. Sem amor não existe nada.
Apenas amem.


Cecília

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 26/07/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Já encarei a vida de formas diferentes. Um dia achava que tudo era lindo e maravilhoso. No outro, parece que tudo escurecia e não via mais nenhuma beleza.
Agora descobri que nós podemos ver e sentir a vida da maneira que queremos. Se eu quiser achar o dia bonito, vou achar a beleza na chuva, nos trovões ou em tudo que parece tenebroso e sombrio. Assim como eu posso achar feio a luz que o sol emite, o passeio das nuvens no céu, etc.
A vida basta ser sentida. Se sentirmos, somos capazes de obter tudo o queremos para nós. Para sermos felizes, basta sentir a felicidade que está ao nosso redor. A simples brincadeira de um filhote de cachorro ou a risada inocente de um bebê já é motivo de felicidade. Para isso, basta estarmos propensos para cada situação, a cada fato, a cada brincadeira, a cada sorriso.
Não é tão difícil ser feliz. A felicidade é simples e não precisa de dinheiro ou de bens materiais. O bom da brincadeira é quando é feita com várias crianças e uma acha graça na outra, independente do brinquedo que cada uma carrega.
O divertimento maior é quando alguém conta uma piada e não quando sabemos da piada sozinhos. O divertimento da vida é a própria vida. São os animais, as pessoas, e não os brinquedos ou coisas que não têm vida. Não que não existam coisas que nos ajudam a divertir-se, mas isso só é bom na companhia dos outros. Qual a graça de assistir um filme de comédia sozinho ?
Por isso que é sempre importante nos ligarmos às coisas que nos fazem sentir a vida intensamente. Veremos que tudo foi criado perfeitamente e não é necessário mais nada ser criado além do que já tem e existe.
Um exemplo são os elementos da natureza. Não há coisa melhor do que o sabor de uma fruta ou a textura de uma folha vegetal. Há diversos sabores, de doces a salgados e uma multiplicidade de espécies que trazem de uma forma equilibrada uma maneira que agrada ao paladar de qualquer pessoa.
Sempre gostei de filhote de animais. Observem quanta doçura existe no jeito de brincarem, de se divertirem. Eles brincam uns com os outros de forma harmoniosa.
Observem o bebê. Ser inocente e dócil, logo começa a engatinhar e dar as primeiras risadinhas. Brincam com os amiguinhos e demonstram o quanto é bonito viver.
Como já disse, a felicidade está nas mínimas coisas porque feliz é aquele que sente a vida criada por nosso Pai que doou o Seu amor para nós.


Mateus

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 19/07/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Estou bem comigo mesmo. Aceito-me e me conformo com o meu estado de ser. Já fui pior, já enxerguei menos o amor. Estou há bastante tempo aqui. Quando cheguei precisei de muito ajuda pois não acreditava que havia morrido, a sensação de estar vivo era normal, de tão ligado que estava à matéria.
Estou feliz por agora aceitar-me melhor e de aprender a seguir o verdadeiro caminho. A fé, a oração, a benção ajudam muito. Tudo feito sinceramente, visando apenas o bem-estar próprio e de todos nossos irmãos que formam essa imensa família.
O que não somos capazes por um irmão ?
Mas essa capacidade não deve vir apenas dos irmãos de sangue, e sim de todos que nos circundam e que caminham pela infinita estrada da vida.
Sinceridade. Para tê-la basta sentir.
Honestidade. Para tê-la basta sentir.
Compreensão. Para tê-la basta sentir.
Amor, paz, carinho, amizade, são todos esse sentimentos que formam os laços que ligam todos os irmãos. Para ter um irmão próximo a nós basta fazer um laço com qualquer sentimento bom, que ele vai se unir e formar a corrente.
Irmãos unidos jamais serão vencidos. Cada um deve ajudar o próximo, compreender o que se passa com ele. Devemos usar a honestidade e o caráter para se relacionar com nossos irmãos. Devemos doar carinho e amor, muito amor.
Basta compreender, basta sentir, basta amar para observarmos que estamos ligados independente da raça, da cor ou do lugar que nos encontramos no mundo. Cada irmão precisa do outro e cada um deve oferecer ajuda para também ser ajudado. Não que devemos fazer algo em troca de alguma coisa, mas fazer simplesmente para ajudar.
O que seríamos de nós sem nossos irmãos ?
Observe em cada situação da vida se não necessitamos dos outros, nem que sejam para pequenas coisas ou coisas ditas banais.
Devemos dar as mãos e formar a grande corrente que forma a maravilhosa família do Pai. Ele está esperando isso acontecer, mas como a vida é infinita, Ele está no fim da estrada iluminando, passando a sua misericórdia e doando amor para que tudo aconteça. Alguns pegam alguns atalhos, muitas vezes para tentar chegar mais rápido, mas acabam descobrindo que devem voltar para a verdadeira estrada, iluminada por Deus em que não há pressa para chegar pois cada vez mais vamos chegando à enorme luz divina e, conquistando o Seu amor, seremos capazes de formar a grande família.
Não percam tempo com diferenças, preconceitos que nos distanciam de nossos irmãos. Não liguem para a forma física ou qualquer outra coisa que impeça de nos aproximar.
Devemos dar as mãos e seguir a estrada juntos, cada um passando a energia para outro, ajudando-o e amando-o cada vez mais. Deus, nosso Pai, nos aguarda, mas quer nos ver juntos, de mãos dadas, transmitindo o amor que Ele enviou para nós.

César

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 12/07/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Ainda sinto saudades de tudo. Lembro do meu dia-a-dia e recordo dos tempos em que estava encarnado. Lembro do sorriso de meus filhos e do doce olhar de minha esposa. Foram bons tempos que aproveitei enquanto estava presente no plano terrestre.
As recordações nos fazem ficar muito emocionados. Mas com o tempo vamos entendendo que a separação é apenas momentânea e que a vida é infinita. Quando quisermos, podemos nos aproximar dos outros através das energias, da vibração e não precisamos do corpo humano material para fazer aproximações.
Seria muito vago se o ser humano morresse e não existisse mais. Se isso fosse possível, como explicar o surgimento dessa pessoa ? Que explicação ela teria por estar viva ? Viver para morrer ?
Não, claro que não, vivemos para algo muito mais sublime, e não basta perceber e sim sentir isso. Sinta em exemplos da própria vida que somos movidos por algo maravilhoso que faz tudo se encaixar perfeitamente, dando motivo para cada acontecimento, dando razão a cada vazão.
O problema maior do ser humano é que ele está muito preso à matéria e, por isso, não consegue muitas vezes voltar-se para o lado espiritual que é movido por energias, vibrações que não precisam ser anunciadas, simplesmente elas fluem em um magnífico mecanismo.
Juntem o propósito de tudo e pergunte: o que sou ? Por que estou aqui ? E tente responder encontrando a resposta na vida, mas faça isso sentindo, fluindo em cada situação, em cada momento, em qualquer acontecimento.
É fácil, não é complicado. É só querer, é só insistir, perpetuar que tudo pode acontecer. Observe, depois de encontrar a resposta, a magnitude da vida, a misericórdia divina em cada fato, em cada ato. Tente analisar-se e enxergar em você o que deve fazer para amar, qual o seu papel na vida ? Tente sentir o porquê de ter escolhido sua missão e tente seguí-la com o maior esforço e satisfação, porque a missão é uma benção divina, é uma misericórdia, é a chance que temos de achar o amor que pode estar perdido, ou achá-lo cada vez mais, pois esse é fonte infinita, então nunca pararemos de buscá-lo. A vida é a busca do amor.
Tente achar em cada coisa que acontecer um pouco de amor, esse sentimento sublime e fonte inesgotável pela qual fomos criados.
O objetivo da evolução é a busca do amor. A cada missão, tentamos achá-lo cada vez mais. Então, busque-o em qualquer ocasião. Até naquelas que parecem não haver uma gota desse sentimento, busque-o em qualquer parte.
Nem que se a cada missão achemos um pouco de amor, isso já basta e é bem proveitoso porque assim cumprimos o papel de nosso Pai.

Maurício

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 05/07/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Foi tranquila a minha chegada até aqui.
Estou ainda muito emocionado porque há pouco desencarnei. Mas fui acompanhado de irmãos do bem que me encaminharam para um hospital de recuperação.
Até agora aprendi pouco sobre a vida, mas o que foi passado já é suficiente para sentir e admirá-la cada vez mais, infinitamente.
Minha missão na terra foi cumprida. Depois de evoluir mais um pouco encarnado, voltei para minha morada no plano espiritual. Aqui estou bem amparado e acompanhado, feliz por reencontrar vários irmãos, companheiros de outras vivências tanto no plano espiritual quanto no material.
Fiquei admirado de ver a beleza da colônia por qual passei e que foi apresentada como minha morada. Ainda não posso voltar para lá por completo, pois ainda me recupero no hospital.
Já acreditava na desencarnação no período em que estava encarnado. Sabia que havia algo muito mais forte e sublime guiando a vida e fazendo com que cada coincidência fosse um perfeito encaixe de situações que propiciavam o acontecimento de tudo em razão de algo.
Aqui descobri que esta força, esta energia que podemos sentir da vida é o amor que está em tudo, em cada ato, em cada concessão. Percebemos quando há momentos que nos fazem chegar mais próximos.
Momentos como a benção de ter um filho ou a maravilha de casar com alguém que você ame. Quando fazemos uma gratidão sincera a alguém, sentimos aquele arrepio incomum que percorre nosso corpo inteiro. É só sentir em tudo isso o quanto há de amor em todas as coisas.
Amar ao próximo é muito importante independente de quem ele seja, tanto materialmente quanto espiritualmente.
Cada irmão é sujeito a erros e são estes que podemos corrigir a cada encarnação, a cada etapa de nossa evolução.
Estar falando isso é muito bom porque falo passando o que sinto. Sentir é muito importante, é reconhecer que existimos porque o amor de Deus nos criou, transformando-nos em seres que vivem apenas para amar, essa é a razão de nossa existência.
O amor ainda está muito camuflado nos seres humanos. Muitos não deixam ele aparecer, tentando escondê-lo com o ódio, a inveja, o orgulho, a insatisfação. Isso embrutece o ser e faz com que ele perca a razão de sua existência, pois se fomos feitos do amor e vivemos para ele, renegá-lo é não querer viver, é insatisfazer-se com algo que está impetrado na nossa composição e em tudo o que nos circunda.
Por isso que falo: devemos sentir a vida. Tem momentos que são mais fáceis e próximos de fazer isso.
Uma maneira simples é observar a natureza. Olhem para o céu de manhã e observem o azul dele. A paz que este azul transmite é enorme, é infinita. Agora escute os pássaros cantando e sinta a harmonia. Olhe para o horizonte e observe a vida das árvores e de todos animais, é o amor infinito. Procure sentir cada coisa ao seu redor e observe que só neste simples exemplo você trará paz, harmonia e amor para o seu ser que faz parte de toda essa composição.
Obrigado pela oportunidade e voltarei sempre que puder.

Odair

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 24/05/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Arrependi-me por tudo que fiz. Angústias, sofrimentos e decepções fizeram parte da minha última encarnação.
Os desenlaces da vida foram desfeitos apenas no momento em que desencarnei e pude ser orientado por bondosos irmãos deste lado.
Vi que estava enganado, iludido e que, infelizmente, não pude enxergar o verdadeiro caminho. O caminho da união, da paz e do amor.
Agora vou em busca de aprender mais sobre a vida e evoluir mais um pouco para logo em seguida encarnar e partir então para mais uma etapa.
A encarnação é uma benção. E só é permitida graças a infinita misericórdia de nosso Pai. Quando encarnamos, ganhamos uma oportunidade de nos redimir, é uma nova chance de aprendermos e descobrirmos o amor dentro de nós. É uma oportunidade em que através de caminhos trilhados, podemos observar alguns erros que tivemos e, em seguida, nos recuperar, selando mais uma etapa de evolução em nossa infinita jornada da vida.
O ser humano precisa de perdão. Mais cedo ou mais tarde precisamos dele para poder amar. Às vezes, só perdoando é que vemos o quanto estávamos enganados e necessitados de ajuda.
O perdão pode vir de dentro. Quando cometemos algo que sabemos estar errado, só nos perdoando sinceramente, é que conseguimos sentir o amor do pai. Quanto amor Deus tem para transmitir !!! É infinito, é sublime, é autêntico.
Considero a desencarnação uma volta para a casa, o retorno ao local que viemos, ao universo criado por Deus. A nossa casa é a criação do Pai.
Se bem acompanhados e sintonizados, podemos sentir as boas vibrações que chegam a todo momento. Todos que nos querem bem, são absorvidas energias boas, muito positivas. E, para isso, sentimos mesmo quando encarnados, se prestarmos atenção. Quando alguém pensa positivamente de nós, automaticamente sentimos suas boas energias, que nos conforta e acalma, dando a extrema paz e o amor intenso contido nela.
A oração é muito importante. Mas ela tem que ser sincera e feita com muita concentração para obter bons resultados. Quando oramos para algum desencarnado, automaticamente ele sentirá suas boas energias e se ligará com você através de uma vibração muito intensa, composta de energias boas que fazem a ligação desse maravilhoso contato.
As energias são importantes pois, com elas, sentimos apenas. Não precisamos andar, falar, procurar. Elas simplesmente surgem quando há um contato de alta vibração em que conseguimos fazer a comunicação sensorial.
Através disso é que nos comunicamos hoje. Todas as formas de mediunidade são feitas através dessas energias.
Infelizmente, muitos se ligam pelas energias negativas. Mas estas não são eternas, e logo se desfazem quando surge o amor com todas energias boas que transmite.
Com isso, é que conseguimos provar para muitos irmãos que estão enganados. Mostramos que a energia pura, verdadeira e infinita é o amor. E é só com ela que conseguimos chegar até o Pai que nos espera com sua imensa misericórdia.


Maurício

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 28/06/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Como é bonito observar o desabrochar de um botão de flores. As pétalas vão soltando-se e dando vazão a um colorido muito forte e bonito.
Comparo isso com a vida. Somos botões de flores, fechados, que com o tempo vai soltando-se e descobrindo a vida. A cada pétala que cai, faz iluminar as outras que ainda estão firmes e mais novas. As pétalas caídas vão dar continuidade a um outro processo. As que ficam se abrem para a vida e esta sorri para ela, achando nela a graça que é o sentido da vida. Há um ponto em que todos os botões caem e o que vai para a terra começa a virar matéria orgânica até que então surge uma nova flor, pronta para desmontar-se e fazer o processo tudo outra vez.
A pétala da flor que cai pode ser comparada com a encarnação. A chegada a um lugar diferente que será uma casa ou uma escola servindo como abrigo para o desenvolvimento e evolução. Até que chega o momento em que a pétala vai decompor-se e vai dar lugar à outra flor, que fará o mesmo processo.
É maravilhoso observar esse processo da vida. Sempre gosto de citar as flores como exemplo porque adoro flores e elas simbolizam o amor com que Deus criou tudo e o processo que observamos em várias coisas na vida nos fazem admirar cada vez mais.
Observe o colorido das flores. Imagine se não foi necessário muito amor para criá-las. Gosto de citar elas mas tudo que vem da natureza é admirável, a criação de nosso Pai é muito admirável.
E não falo apenas do mundo, mas de tudo que Deus criou. Há uma infinidade de coisas que só uma força que vibrasse muito amor era capaz de fazer.
Não importa o plano que estamos, a importância de cada um no universo é grande. A infinidade da vida é prova do amor que percorre o universo.
Se imaginarmos como foi tudo pensado, elaborado e detalhado cada milímetro do espaço, não bastaria uma inteligência, é necessário uma essência que fosse capaz de fazer tudo perfeitamente. A inteligência surge, a essência existe, apenas existe, e só ela é capaz de fazer tudo sem erros, em um mecanismo admiravelmente bem feito, em que não há efeito sem causa, não há colheita sem plantio, não há o encaixe de tudo em que nada acontece ao acaso e sempre, tudo que existe, há um motivo de ser, de estar, de permanecer.
Nós nos encaixamos nessa engrenagem da vida e somos, assim como tudo, necessários para o movimento da máquina infinita, que nunca para, sempre acrescentando algo para que a finalidade do seu produto seja alcançado. A máquina funciona para fabricar o amor, a energia que é feita o nosso Pai e com a qual Ele fez o mundo.


Miranda

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 21/06/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Sinto muita saudades do tempo em que eu vivi. Minha vida encarnada foi ótima mas me emociono devido a falta que os meus próximos fazem. Minha família, meu marido e minha filhas são muito lembrados por mim em vários momentos.
Desencarnei recente, quando ainda tinha uma meia idade. Gostava muito de minha família, minhas filhas sempre foram mito importantes para mim. Eram duas bênçãos divinas, seres de infinita bondade e que eu cuidei com extremo carinho e dedicação junto com meu companheiro que ajudou e ajuda até hoje a cuidar dos meus dois anjos.
Estou feliz aqui no plano espiritual. A morte é mesmo uma passagem e agora entendo com é sentir-se espírito. No começo estranhei, achando até que habitava o plano terrestre, mas foi como acordar em uma linda paisagem com o sol escaldante, o verde da grama muito forte e o azul do céu claro, maravilhoso. Lindas árvores ornavam a paisagem que mais tarde fui informada ser a colônia de onde eu vim.
Foi um prazer enorme porque é como voltar para a casa, rever velhos companheiros e irmãos que evoluíram e participaram de outras encarnações e vivências aqui no plano espiritual.
A única coisa que ainda me dói é a saudades como minha família ainda sente muito pela minha falta. Estou tranqüila, bem e em paz.
Quando tomamos a forma de desencarnados, percebemos muitas coisas que passam despercebidas e ficam muito ocultas no plano terrestre.
As emoções, por exemplo, aqui resplandescem. As alegrias, tristezas, amor aparecem como sendo algo que exala no ar e ao redor de todos, ganhando uma forma única e mística de algo que é muito envolvente e importante.
É difícil descrever pois as sensações são bem diferentes do que no plano material. A leveza sentida é bem grande, parecendo que não precisamos carregar aquele fardo pesado do corpo material.
Dependendo da forma como nos ligamos por energias, podemos fluir intensamente elas, trazendo-nos uma sensação boa e confortável.
Dizem quando encarnados que o plano espiritual é lindo, só há paisagens e flores, etc. Mas aqui há muita tristeza também e paisagens horríveis. Depende da forma que os espíritos que chegam até aqui se ligam. Muita gente precisa ser socorrida e levada a hospitais de recuperação.
Os lugares bonitos, como a minha colônia e diversos outros que até são citados nos romances espíritas são vistos e habitados para quem se liga às boas energias e ao caminho do bem.
Mas cada um tem o que merece.
O que foi plantado vai ser colhido um dia, e por mais que demore, este dia chega.
Os que praticam o mal e se ligam às energias negativas vão a lugares em que terão irmãos na mesma freqüência vibratória que torturam-se em busca da vingança, do ódio, da inveja, etc.
Os que praticam o bem e se ligam às energias positivas estão sintonizados com o caminho do bem que é o amor de Deus. Seguindo este caminho, tudo é bonito e maravilhoso porque só nele conseguimos enxergar o amor que há em tudo que Deus cirou.
Obrigada pela oportunidade.

Izolda

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 14/06/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

Envergonho-me do que fui e do que fiz. Já arrependido, fui trazido por estes bondosos irmãos que estão ao meu lado. Fui resgatado diante de uma situação constrangedora e muito triste.
Fui alvo de irmãos que me mataram em troca de favores. Foi difícil perdoar este irmão. Quando vim para cá, odiei ele por muito tempo, e quando passou o tempo a minha sede de vingança aumentava cada vez mais. Tentei por diversas vezes abduzí-lo a fazer coisas erradas que irião prejudicá-lo e não percebi que estava prejudicando a mim mesmo.
Arrependido do que fiz, pedi perdão depois de muito tempo que havia passado. Foi devido ao meu cansaço e a minha situação de terrível decadência que eu me rendi e aceitei ajuda de dois irmãos socorristas que vieram me resgatar.
Ainda me emociono quando lembro os últimos momentos da minha vida encarnado. Estava envolvido com irmãos que estavam enganados e que, juntamente a mim, não faziam coisas boas, que refletem em nós mesmos os resultados.
Como plantei o mal, colhi dele mais tarde. Quem busca tudo que leva ao mal através do ódio, da vingança, da obsessão, somente está se prejudicando ainda mais.
Depois de um tempo fui esclarecido que minha missão foi em busca de perdoar, de achar amor aonde muitos acham que não tem. Não consegui, deixei-me levar pelos vícios, pelas facilidades e prazeres que a vida nos traz, alimentando somente o orgulho e o mal que ainda há em nós.
Meu caminho vai continuar sendo o perdão, a busca pelo amor incondicional. Tenho esperança que depois de sofrer, encontrarei a paz e Deus estará de braços abertos, como sempre está, me esperando para acolher-me juntamente ao seu infinito amor.
Acredito que alcançarei e continuarei a evolução assim como todos que encarnam vão em busca de adquirir mais conhecimento e amor dentro de si.
É com acreditar em Deus, sabendo que Ele existe por sentir sua contínua irradiação de amor, paz e fraternidade. Agora sinto-me mais sensível a isso do que antes. Sinto que agora estou no caminho certo e não enganado como antes.
O perdão ao irmão que me matou foi uma das mais grandiosas experiências por que passei. Senti em meu coração que superei uma etapa, uma fase que dava início a um outro caminho, que ó caminho da luz vindo no nosso Pai. Ele está no fim do caminho irradiando esta luz, sempre nos esperando com sua misericórdia e suas eternas energias de amor, de paz, fraternidade e diversas outras que são positivas e somente nos acrescentam quando conseguimos sentí-las.
Observo muitos irmãos, alguns muito próximos a mim na última encarnação, que não enxergaram a luz em seu caminho. E, quando não enxergamos a luz, perdemos a esperança, supondo que não há nada a seguir. Oro muito ainda pedindo ao pai que estes encontrem seu caminho assim como eu encontrei depois de muito custo.
Não hesitem em perdoar, por maior que seja o mal que algum irmão pratique. Faça este bem que somente o ajudará a chegar cada vez mais perto da luz.

Mariano

Mensagem psicografada por Leonardo Pires Trevisan em 19/04/04 na casa espírita Vila dos Amigos (Campinas - SP)

A vida é muito além do que imaginamos.
Quando encarnados, estamos ligados demais à matéria. Tudo que nos circunda é matéria, somos matéria mas também somos espírito.
Temos em nosso envoltório corpos que fazem parte de uma entidade, um ser. Quando estamos no plano material, correspondemos com o corpo material. No plano espiritual, correspondemos com o corpo espiritual e assim por diante.
Nosso envoltório vai perceber melhor ao plano e vibração em que for equivalente. Damos uma grande importância ao que nos vibra na mesma intensidade. Damos importância, por exemplo, à coisas materiais quando estamos no plano da matéria. Já quando vamos ao plano espiritual, a percepção das “coisas” espirituais nos dá a visão dos demais planos e corpos.
Mas isso só ocorre quando o espírito está com um bom nível de esclarecimento. Ou seja, quem vier para o plano espiritual e continuar ligado à matéria, vai entrar na mesma vibração da matéria que possibilitará ter um corpo material. Um exemplo disso são as entidades que não sabem que desencarnaram, de tão ligados que estão ainda ao plano material.
O mais importante de tudo isso, é mostrar o quanto ainda temos que aprender para nos tornar seres evoluídos que apenas amam a Deus e trabalham pelo amor Dele.
A percepção de nossos vários corpos é uma demonstração de aprendizado que vai ser constante na vida infinita.
A infinidade da vida demonstra o amor de Deus. Muitas vezes, as pessoas se perguntam e colocam em dúvida a infinidade da vida.
Mas esta infinidade é o amor, que não tem fim. Se a vida fosse finita, ela não teria amor.
E o porquê do amor ?
Muitos têm uma idéia muito vaga do amor. Confundem com gostar, apaixonar, querer, ter, etc. Mas este sentimento é muito mais que isso porque amor é o sentimento que emana de Deus e com ele foi feito o mundo e tudo que existe ao nosso redor.
Quando nos deparamos com a natureza, podemos ter uma amostra do amor de Deus. Quando observamos o relacionamento dos animais, a vida das plantas, o brilho do sol, a tranqüilidade de uma cascata, a beleza do arco-íris. Tudo foi feito com amor. Nós fomos feitos por este sentimento que é puro e nato de nosso grande Pai.
A infinidade do espaço também é um bom exemplo do quanto somos infinitos. Fazemos parte da vida infinita que nos torna assim justamente por sermos feitos do amor.
Amor é uma palavra que encabula muita gente quando é anunciada. Logo pensamos em algo relacionado ao que está presente em nossa composição, em nossa química. É, o amor pode ser comparado com uma química da qual foi feito o nosso corpo.
Por isso que nos arrepia e estremece o corpo cada vez que falamos em algo relacionado a esse sentimento eterno.
Mateus