terça-feira, 30 de setembro de 2014

Psicografia recebida por Leonardo Pires Trevisan no Centro Espírita “Associação Espírita Vila dos Amigos” em 23/09/2014


Aqui estão presentes diversos espíritos, de origens e características diferentes, que passaram por caminhos variados e muitas vezes opostos. Todos os grupos vêm em busca de esclarecimento, orientação, auxílio. Uns estão mais adiantados que outros, então esses auxiliam os recém-chegados e aqueles que ainda enfrentam dificuldades em sua adaptação. A luz dos trabalhos auxiliam esses irmãos a sentir o calor da energia gerada pela casa espírita, graças ao contato bem amparado entre os planos material e espiritual.
Nós escolhemos os caminhos que seguimos na vida. Nossa posição atual é o resultado de todo o percurso; ele continua infinitamente, apresentando encruzilhadas, atalhos e inúmeras opções que fortalecem a nossa decisão. Nem sempre ela é correta, mas nos serve de aprendizado.
Siga o seu curso olhando pra frente mas reconheça a importância do aprendizado no passado. A dor, a decepção, o constrangimento, a tristeza... Todos servem como aprendizado. Ao lembrar de algo assim no passado, não reviva o que já passou, mas fique satisfeito com o fortalecimento do seu espírito, com o enobrecimento da sua moral e agradeça a Deus por ter lhe dado essa oportunidade.
O aprendizado só vem com a experiência e esta ainda é dolorosa para os encarnados que ainda não compreendem o sentido da vida. Muitos até sabem, mas o sentimento é igual pois o espírito ainda está em evolução.
A compreensão de grande parte dos acontecimentos está em nossa vida futura. Devemos portanto exercitar nossa paciência, fé, resiliência, para que nosso espírito fique preparado para receber o conhecimento necessário, a luz para iluminar o nosso caminho da evolução.
Por isso que falam que aqui ainda estamos em meio ao nevoeiro. Tudo ainda aparenta estar bagunçado, confuso, sem nexo. Os espíritos ainda em evolução encontram dificuldades para enfrentar as provas e expiações. Muitos infelizmente desistem no meio do caminho, e outros passam por todo o caminho se enganando, trocando os verdadeiros valores da vida.
Todos avançam para um bem maior que é o amor. Amar faz parte de  tudo na vida e o espírito vai descobrindo essa energia maravilhosa a cada passo dado, em cada situação, em cada gesto.
Ao final do caminho Nosso Pai nos aguarda, esperando receber o amor que Ele mesmo proporciona sempre.

Felipe

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Psicografia recebida por Leonardo Pires Trevisan no Centro Espírita “Associação Espírita Vila dos Amigos” em 09/09/2014


Aqui, como em muitos outros mundos, há sempre uma busca maior, um objetivo a ser seguido. Há vários mundos em evolução, principalmente aqueles que, assim como o nosso, são feitos de provas e expiações para auxiliar o caminho de todos que buscam o aperfeiçoamento.
Muitos incorrem em erros, caem em tentações e voltam outras vezes com a intenção de ser diferente, de tentar seguir o caminho certo. Há muito sofrimento e emoção, estimulados pela baixa vibração causada pelas imperfeições dos espíritos ainda em evolução.
Viver atrás de um sonho é o que nos faz gostar da vida. Ele pode estar distante de se realizar, mas o processo de busca já é maravilhoso. Aprendemos tantas coisas quando buscamos um sonho que, ao chegar perto da sua realização, observamos que o caminho percorrido já valeu a pena.
"Sonhar não custa nada se o sonho é tão real" e "Viver e não ter a vergonha de ser feliz" são dois trechos de música que eu adoro e trouxe para minha vida. Essas frases me incentivaram a pensar a vida de um modo diferente e agora elas representam muito mais para mim do que no período que fiquei encarnado.
É muito importante sonhar! Não deixem de fazer isso todos os dias! Sonhar faz de cada um entusiasta da vida, uma pessoa que vive com uma energia vibrante e intensa que pulsa constantemente e faz a vida ficar mais gostosa. É isso o que traz a alegria para aqueles que optaram por sonhar, por se esforçar para conquistar algo. E o processo para alcançar o sonho vale mais do que a realização dele!
Quando estava encarnado, observei muitas pessoas que, com uma idade avançada, não tinham ânimo para mais nada. Queixavam-se que qualquer esforço para alcançar um sonho seria em vão, considerando o pouco tempo que tinham para fazer isso.
Viver é sonhar e o sonho é mais importante que a realidade. Quando concretizamos um sonho, logo precisamos de outro para sentir a energia da vida pulsando em nós e demonstrando que para evoluir precisamos sonhar sempre.

Guilherme

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Psicografia recebida por Leonardo Pires Trevisan no Centro Espírita “Associação Espírita Vila dos Amigos” em 02/09/2014


Frequentar uma casa espírita é a solução e não o problema. Mais importante do que estar aqui é como estar aqui, esse é o grande diferencial. Antes de chegar até uma casa espírita, cada um deveria estar passando por um processo de reforma íntima, de transformação moral. Não adianta só estudar, saber o que é certo, é preciso colocar em prática os ensinamentos.
A principal lição que o Espiritismo vem transmitir é a importância de amar. E esse trabalho deve ser feito primeiramente por cada um, internamente, para que possam amar aos próximos.
Por isso que a conduta moral é o carro chefe que nos guia no caminho da reforma íntima. O resultado disso? A maioria de todos já sabem: amar e evoluir.
Muitos na vida encarnada passam por processos de reforma íntima sem ter o mínimo contato com o Espiritismo, ou até com nenhuma religião. Mas o principal eles já estão fazendo: modificando sua moral e se esforçando para se amar mais para assim amar ao próximo. É claro que a luz que o Espiritismo nos dá é o poder maior que nos auxilia, mas o principal é o indivíduo buscar o seu aperfeiçomento.
A evolução tem muitos estágios, e não há um mais importante que outro. Até as situações mais sutis pelas quais passamos nos dá um embasamento para nossa transformação. Transformar-se! Esse é o princípio do espírito. Ele é um eterno mutante, e as mudanças acontecem através de suas escolhas, determinando qual caminho pretende seguir.
Podemos ser, ter e fazer o que desejamos, o livre-arbítrio nos abre essas portas. Mas estamos cientes que somos responsáveis pelos resultados dos nossos atos, e isso nos auxilia para a transformação moral.
O sol nasce e se põe, a lagarta transforma-se em borboleta, o girino transforma-se em sapo. A lei da natureza é a transformação.
E quem disse que não mudamos? Claro que sim, e até arrisco dizer que mudamos a todo momento, mas são mudanças tão sutis que só fazem diferença num futuro distante e, mesmo assim, só percebemos quando olhamos um pouco para o passado e observamos o quanto mudamos, ao invés de ficar olhando para a frente, esquecendo tudo o que passou.
Obrigado pela oportunidade.

Ricardo

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Psicografia recebida por Leonardo Pires Trevisan no Centro Espírita “Associação Espírita Vila dos Amigos” em 26/08/2014


Para amar não precisamos de muito. Uma só palavra, um gesto, uma situação inesperada... O amor deve ser simples, a simplicidade o representa. A simplicidade não exige, não espera, não ambiciona, ela simplesmente existe.
Na vida encarnada buscamos sempre amar mais, é isso que nos traz o aprendizado moral. Como a simplicidade representa o amor, cada vez mais nós devemos buscar ser alguém mais simples, que não tenha grandes necessidades materiais, que não tenha ansiedade para mudar de situação desesperadamente.
A vida é muito rica, mas ela deve ser vivida de maneira simples. Muitos ainda acham que precisam de muito para viver melhor. Passam suas vidas esmiuçando o significado da vida, sempre tentando descobrir algo a mais que possa resolver o problema. Esses supõe que devem fazer muito e algo maior deve acontecer para que a vida possa ter significado. Nessa busca desesperada, acontecem separações, desentendimentos, tudo porque o orgulho e a vaidade alimenta o espírito ainda em evolução e influencia no processo de busca pelo sentido da vida.
Preste atenção em tudo na vida que representa a simplicidade. A natureza está cheia de exemplos, mas observe isso de um modo geral: nas pessoas, nos objetos, nos processos de trabalho... Vai chegar a conclusão que o simples é o melhor sempre, a vida conspira pra isso. Nós vivemos para amar, a simplicidade representa o amor, logo nós vivemos para se tornar mais simples, é isso o que Nosso Pai pretende nos ensinar.
Quando estivermos em uma escala avançada da evolução, observaremos que a vida vai simplificando cada vez mais e, consequentemente, o espírito vai tornando-se mais simples, com uma alta capacidade de amar.
E por que complicamos tanto a vida? Por que ainda há muitos insatisfeitos com o sentido da vida? O que os leva a cometer suicídio? Por que a população torna-se cada vez mais depressiva?
Porque as exigências do mundo material nos cega para as questões maiores, para a vida futura. Porque o homem complica demais a vida que é simples em sua essência.
Seja simples e, com isso, ame cada vez mais.

Irmão Lúcio