segunda-feira, 27 de abril de 2015

Balança do bem e do mal

A toda instância é dada uma relevância. A cada constância é dado uma irrelevância. O equilíbrio na vida espiritual é um importante fator para que cada espírito possa se harmonizar e evoluir.
Não é fácil, considerando que a vida sempre coloca situações que sobrecarregam sempre mais um lado do que outro. Ou se é muito mal ou muito bom, ou se é muito preocupado ou relaxado demais, ou se é compromissado ou descompromissado demais.
Observamos que tudo o que não é demais faz bem até um determinado ponto. A vida é uma balança que apresenta os dois lados para nós. A escolha por um deles é de cada um, assim como o quanto se quer de um determinado lado.
Lei da ação e reação ou causa e efeito, esse é o princípio da vida. E, para que ele aconteça, dois lados serão necessários para que possamos escolher e responder pelo que fizermos. O mal, por exemplo, nos faz enxergar muitas coisas boas. As situações em nossa vida nas quais o mal estava presente serviram de aprendizado para nossas práticas no bem. A dor que se fez presente ou se faz ainda, transmitem o amor de modo subliminar. O nosso mundo, repleto de provas e expiações, necessita do mal para que os espíritos aqui encarnados possam se desenvolver.
Os mundos evoluídos também precisam de um equilíbrio, o que é mais facilmente conseguido pela evolução. Aqui ainda estamos engatinhando, por isso não é de se surpreender as grandes catástrofes que geram imensa dor e sofrimento. Mas tudo isso é útil. Útil para que, nesses momentos, possamos colocar alguns gramas a mais do bem na balança do bem e do mal.
Para quem está apenas um passo adiante, é importante entender e perdoar todos esses irmãos sofredores que clamam ajuda em suas atitudes grosseiras e lamentáveis.
Coloque sempre alguns gramas do bem na balança do bem e do mal. Ao ver o mal, valorize o bem. Ao ver o ódio, valorize o amor. Na balança da vida o que importa é a harmonia.
Tássia

Psicografia recebida por Leonardo Pires Trevisan no Centro Espírita “Associação Espírita Vila dos Amigos” em 23/03/2015

Nenhum comentário: