terça-feira, 31 de março de 2015

Renascer


Já sabia, há muito via que aqui tudo acontecia. O amor que surge da dor tem a sua força em contornos de poesia. A busca eterna pela paz traz a cada dia caminhos maravilhosos, descortinando em cada um o alvorescer de um novo dia.
Renascer, como é importante e único! Renascer significa aprender, reviver, despertar, mudar. Assim como a natureza, cada um nasce com um sol interior que surge e desaparece por diversas vezes em todos os momento da nossa vida. É uma eterna transformação, fazendo com que escolhamos outros caminhos ou reflitamos sobre os já trilhados.
A luz de cada dia traz um esclarecimento das ideias até então aprendidas. Durante o sono nosso espírito retorna a sua morada original e, em casa, consegue refletir melhor e organizar as descobertas feitas em sua estadia na Terra. Esse período de recuperação, quando bem aproveitado, auxilia o espírito encarnado na escolha de suas atitudes e na forma como está conduzindo a sua moral. Ao retornar ao corpo o espírito se encontra mais satisfeito e conformado com a vida que é composta de amor e voltada para o bem.
Por isso é importante tudo o que carregamos em nossos pensamentos nesse período tão importante no qual retornamos para a nossa verdadeira morada. Uma leitura edificante antes de dormir auxilia bastante, assim como o Evangelho no Lar, uma prece sincera e a elevação do pensamento.
Com isso poderemos renascer com mais luz, assim como o sol faz quando os primeiros raios começam a surgir no horizonte, se destacando por sua forte luz. Passada algumas horas ele ganha dimensão e ilumina a vida encarnada no planeta Terra.
O renascimento deve ser melhor aproveitado, até porque é algo que fará parte da vida infinita de cada um. Quando parar de renascer na Terra, uma dia renascerá no plano espiritual e depois novamente no plano material.
Pratique o renascimento a todo momento, a vida é transformação, é movimento, é energia.
Feliz Páscoa para todos!

Alessandra


Psicografia recebida por Leonardo Pires Trevisan no Centro Espírita “Associação Espírita Vila dos Amigos” em 23/03/2015

terça-feira, 24 de março de 2015

Presente, passado e futuro


Aqui, como em muitas outras moradas, há sempre a força divina da fé e a misericórdia que traz um inúmero contingente de irmãos que buscam o aperfeiçoamento. Aqui, como em muitos outros lugares deste mundo, há pontos de luz que crescem à medida que o desenvolvimento da Doutrina Espírita acontece.
Não adianta querermos colocar a carroça na frente dos bois, tudo tem seu tempo. A semente que é plantada hoje pode semear apenas mais tarde, quando o solo tiver fértil. Devemos viver o presente, se preocupar com ele, valorizá-lo, logicamente objetivando o futuro.
O passado, o presente e o futuro são importantes, cada qual com a sua função: passado é referência, presente é vivência e futuro é evolução.
Por vezes esquecemos de um ou outro, mas todos os tempos são importantes. Para ter um objetivo futuro necessitamos de fé e esperança, para viver o presente precisamos de força, energia boa e do passado devemos ter lembranças cuidadosas.
Cada tempo deve ser cautelosamente executado pois qualquer deslize pode influenciar nossa conduta.
Ao lembrar ou reviver o passado, devemos adotar a figura de distanciamento, como uma 3ª pessoa instruída que assiste tudo com calma, sabendo que o amor é a base da vida e que o mal acontece para o bem aparecer.
O presente deve ter foco, o que demanda muita força. Devemos buscar a saúde mental, espiritual e física. Isso vai ajudar nossa energia vital e fazer com que a força, a garra, a coragem e a perseverança nos traga o necessário para executar nossas tarefas.
O futuro sabemos que é a nossa vida espiritual, o retorno para a casa depois de uma estadia na Terra. Mais que isso, futuro é a vida infinita, fonte inesgotável de amor e saber.
Sabendo usar presente, passado e futuro, conquistaremos importantes avanços em nossa conduta moral.
Sabendo usar e observar cada um deles, conseguiremos avançar muito como espírito e assim auxiliar os pontos de luz espalhados pelo mundo que farão a vida material muito diferente do que é hoje.
Não faltam exemplos de caridade, humildade e amor que façam acreditarem que o progresso está acontecendo. Esses exemplos nos dão forças e nos faz acreditar, assim como as nossas boas atitudes influenciarão outros irmãos bem intencionados.
Viva Jesus!
Carina


Psicografia recebida por Leonardo Pires Trevisan no Centro Espírita “Associação Espírita Vila dos Amigos” em 17/03/2015

quarta-feira, 18 de março de 2015

Palavras



A vida traz em cada vírgula uma ou algumas palavras. Tenta juntá-las numa expressão. Esta se junta com outra e forma um parágrafo. Quando termina, novas palavras dão início a mais uma expressão. E assim ela segue, ensinando com cada palavra, cada expressão, cada parágrafo. O conhecimento ganha dimensão e progride num mundo onde a informação está cada vez mais fácil de ser conseguida. A tecnologia demonstra a cada dia que a facilidade de acesso e a organização das informações facilitam a vida de muita gente e modifica a forma como cada pessoa busca o conhecimento.
A mente nunca para de funcionar. A sua atividade demonstra a inquietação do espírito em aprender, evoluir. Hoje qualquer curiosidade que passa em nossa mente pode ser saciada com uma busca rápida na internet. A troca de informações acontece de maneira constante e o acesso a cada pessoa é bem mais fácil.
O mundo está em uma fase onde descobre cada vez mais que o conhecimento é algo primordial em nossa vida. O aprofundamento das descobertas de cada área do conhecimento tornou-se algo corriqueiro e, com isso, um imenso conteúdo de informações cresce a todo momento.
Tudo o que acontece tem um motivo maior. A dúvida de muitos é se a tecnologia de hoje não estaria influenciando de maneira negativa. Onde se vê um mal pode estar o bem, assim como algo inútil pode se mostrar útil num futuro próximo.
Devemos confiar na vida e esperar a lição que ela pretende nos ensinar. Quando estiver muito resistente numa ideia, mude seus caminhos de reflexão, considere outras possibilidades. Lembre que a vida é infinita e isso significa que ela tem infinitas formas de se manifestar.
Ter fé é confiar na vida mesmo que enxerguemos tudo ao contrário e demonstrar que a cada passo dado temos algo para nos apoiar, para nos fazer continuar.
Viver com fé é pegar cada vírgula, cada palavra e cada expressão para formar um parágrafo. O texto nunca tem fim, sempre teremos a necessidade de buscar algo novo para acrescentar em nosso texto infinito.
É sempre um prazer enorme compor o texto da história da vida.
Tatiane

Psicografia recebida por Leonardo Pires Trevisan no Centro Espírita “Associação Espírita Vila dos Amigos” em 10/03/2015

terça-feira, 10 de março de 2015

Amar


Cada um aqui está bem preparado para as provas que serão colocadas no caminho. Deus, com sua bondade e misericórdia, nos concede a luz necessária para que possamos enfrentar cada obstáculo.
O espírito de cada um é forte o bastante para suportar mais do que se imagina. Quando alguma prova vem em nossa vida há um impacto, um susto porque não sabemos o que está por vir. O desconhecido gera medo e assim a ansiedade chega demasiada, talvez sugerindo que não seremos fortes o bastante para enfrentar algo tão desconhecido.
Depois da prova e do seu enfrentamento, nosso espírito mais preparado e puro nem lembra o impacto causado lá atrás. A vida retoma e a lembrança daquela provação passa por vezes desconhecida. Retomando ao ritmo normal a vida segue até que uma nova prova chegue.
Para o homem encarnado esses sofrimentos passageiros afastam muitos da fé e da esperança. Esses acreditam que vida deve ser um mar de rosas e reconhece as provas como verdadeiras injustiças à sua pessoa, a quem acha merecedor de muitas regalias.
Para o espírito as provas nada mais são do que remédios que irão curar os males que o afastam do amor. E a melhora pode ser demorada, mas enxergam nisso a maravilha da vida.
Viver para amar, eis a missão que muitos sabem mas que infelizmente poucos a praticam. O exercício do amor deve sempre existir na vida de cada um, seja em pequenos gestos e com as pessoas mais próximas até com os desconhecidos e distantes.
A reforma íntima deve ser levada a sério e não como algo admirável mas difícil de fazer. A conquista não precisa ser grande no começo, ela pode acontecer pequena e depois ir crescendo, assim como uma semente que quando bem tratada transforma-se em uma árvore enorme.
Viva a vida intensamente, mas para isso precisará amar, enxergar o amor em você, no próximo e em tudo ao seu redor. A vida ensina que devemos começar de baixo, com muita humildade e amor e, com isso, podemos crescer infinitamente. Só há caminho ruim para aqueles que não aprenderam a amar. Quem não sabe deve estudar para aprender, pois na escola da vida o amor é a lição primordial, deve ser feita a todo momento e jamais esquecida.
Ricardo

Psicografia recebida por Leonardo Pires Trevisan no Centro Espírita “Associação Espírita Vila dos Amigos” em 03/03/2015

Objetivo da vida

-->
Há muitas questões envolvidas na separação daqueles que ficam e dos que retornam ao plano espiritual. Cada caso é um caso, até porque somos únicos. Cada ser carrega consigo suas características e referências da vida. Aliado à isso o livre-arbítrio demonstra que devemos responder por aquilo que escolhemos.
A vida encarnada é como uma brisa: leve e instantânea ela passa através de nosso espírito alterando os valores, as percepções e os conhecimentos. Através das provas ela modifica a maneira como enxergamos tudo ao nosso redor.
Viver mais, viver melhor, viver com saúde, eis a preocupação do homem encarnado, o que é realmente muito bom desde que se tenha como objetivo o amadurecimento do espírito. Ter um corpo encarnado numa vida de matéria envolve muitas questões que são próprias do mundo material. Logicamente que durante a vida encarnada temos necessidades materiais que devem ser supridas. Que homem encarnado não gosta de conforto e dos prazeres que o mundo material lhe proporciona? Qual deles não gostaria de ter um carro mais confortável, uma casa dos sonhos e de vestir roupas que lhe proporcionassem um conforto maior?
As necessidades materiais são comuns à todos os homens. Todos irão buscar satisfazer suas necessidades. A questão é em relação ao objetivo futuro, à que o homem se submete para conquistar esse objetivo.
Se o objetivo é a vida infinita, o homem sabe que tudo o que ele passa e faz parte do mundo material lhe servirá apenas de suporte para que seu espírito cumpra a missão para a qual se destinou ou ao menos dê mais um passo em sua jornada de evolução.
Se o objetivo do homem é a vida finita, tudo muda. O homem não lida como se tudo fosse passageiro, mas como algo muito importante por fazer parte única e exclusiva de apenas uma vida. Sendo assim, tudo o que lhe pertence ganha um significado tremendo.
O problema aparece quando ocorrem as perdas. É aí que os objetivos dos homens começam a ficar mais explícitos. Para o homem de uma vida só perder algo é perder parte de sua vida. Tudo que lhe pertence é como se fizesse parte dele. Dependendo do número de perdas que ocorrem, o homem entra em desespero e muitos desistem da vida, ou o que ele chama de vida.
Para o homem de infinitas vidas tudo se torna mais claro. As perdas da vida pertencem apenas a um momento e que lhe auxiliará no futuro em seu amadurecimento. Ele sabe que a passagem no mundo material é muito breve e se admira ao ver que, completado o curso da vida material, continuará infinitamente em evolução.
Lúcio

Psicografia recebida por Leonardo Pires Trevisan no Centro Espírita “Associação Espírita Vila dos Amigos” em 24/02/2015