terça-feira, 2 de setembro de 2014

Psicografia recebida por Leonardo Pires Trevisan no Centro Espírita “Associação Espírita Vila dos Amigos” em 26/08/2014


Para amar não precisamos de muito. Uma só palavra, um gesto, uma situação inesperada... O amor deve ser simples, a simplicidade o representa. A simplicidade não exige, não espera, não ambiciona, ela simplesmente existe.
Na vida encarnada buscamos sempre amar mais, é isso que nos traz o aprendizado moral. Como a simplicidade representa o amor, cada vez mais nós devemos buscar ser alguém mais simples, que não tenha grandes necessidades materiais, que não tenha ansiedade para mudar de situação desesperadamente.
A vida é muito rica, mas ela deve ser vivida de maneira simples. Muitos ainda acham que precisam de muito para viver melhor. Passam suas vidas esmiuçando o significado da vida, sempre tentando descobrir algo a mais que possa resolver o problema. Esses supõe que devem fazer muito e algo maior deve acontecer para que a vida possa ter significado. Nessa busca desesperada, acontecem separações, desentendimentos, tudo porque o orgulho e a vaidade alimenta o espírito ainda em evolução e influencia no processo de busca pelo sentido da vida.
Preste atenção em tudo na vida que representa a simplicidade. A natureza está cheia de exemplos, mas observe isso de um modo geral: nas pessoas, nos objetos, nos processos de trabalho... Vai chegar a conclusão que o simples é o melhor sempre, a vida conspira pra isso. Nós vivemos para amar, a simplicidade representa o amor, logo nós vivemos para se tornar mais simples, é isso o que Nosso Pai pretende nos ensinar.
Quando estivermos em uma escala avançada da evolução, observaremos que a vida vai simplificando cada vez mais e, consequentemente, o espírito vai tornando-se mais simples, com uma alta capacidade de amar.
E por que complicamos tanto a vida? Por que ainda há muitos insatisfeitos com o sentido da vida? O que os leva a cometer suicídio? Por que a população torna-se cada vez mais depressiva?
Porque as exigências do mundo material nos cega para as questões maiores, para a vida futura. Porque o homem complica demais a vida que é simples em sua essência.
Seja simples e, com isso, ame cada vez mais.

Irmão Lúcio

Nenhum comentário: